sábado, 17 de outubro de 2009

Memory Stick

Sony Memory Stick

Memory Stick é uma mídia de silicone para armazenamento de dados que permite ao usuário guardar uma grande gama de conteúdo em uma única mídia para ser utilizada em vários aparelhos. Também é conhecido por IC Recording Media (Mídia de Gravação com Circuito Integrado). Ao utilizar um circuito integrado, o Memory Stick oferece alta capacidade de armazenagem e alta velocidade na transferência dos dados.

O Memory Stick foi desenvolvido pela Sony com o intuito de salvar conteúdo digital. Músicas, fotos, vídeos, jogos, arquivos de computador, tudo pode ser armazenado no Memory Stick e compartilhado com inúmeros aparelhos da Sony, mais notadamente câmeras fotográficas digitais, filmadoras digitais, MP3 players, celulares, PSP e outros. Ele é compacto, leve, confiável e fácil de ser manuseado e é encontrado atualmente em três tamanhos diferentes: o Memory Stick Pro, o Memory Stick Pro Duo (menor) e o Memory Stick Micro (ainda menor). Leia mais sobre eles no decorrer do artigo.

A História do Sony Memory Stick

O Memory Stick foi lançado pela Sony em outubro de 1998 para ser usado como cartão de memória prioritariamente na sua linha de produtos de câmeras e filmadoras digitais. Suas primeiras versões vinham com 4 e 8MB (megabytes) apenas. Com o avanço rápido da tecnologia digital, o Memory Stick passou a comportar mais dados e foram lançados os de 16, 32, 64 e128MB (megabytes). O Memory Stick Duo foi lançado com o intuito de competir com o tamanho reduzido dos cartão de memória SD e os primeiros acompanhavam a capacidade de armazenagem do Memory Stick original, chegando até 128MB. A única diferença entre os dois era a de tamanho, com o Duo sendo bem menor que o original (ele tem cerca de 2/3 do tamanho do Memory Stick padrão).

Memory Stick Originalmemory stick Duo e adaptador

o primeiro Memory Stick da Sony e sua versão reduzida Duo com adaptador

Para sanar os problemas de limitação de armazenagem na época, a Sony lançou o Memory Stick Select para expandir a capacidade de gravação de seu Memory Stick. O Memory Stick Select vinha com duas partições separadas de 128MB cada, que podiam ser alternadas por meio de uma chave seletora no corpo do cartão. Então era possível, por exemplo, salvar arquivos de trabalho em uma partição e de divertimento na outra. Ou música em uma e fotos na outra e assim por diante. Não fez muito sucesso, pois não se tratava de um cartão de 256MB de verdade, parecendo mais um 2 em 1 que estava sujeito a mais problemas. Toda essa linha de Memory Sticks originais foram fabricados pela Sony até 2003, quando foram substituídos por Memory Sticks de maior capacidade.

Memory Stick Select

Memory Stick Select - dois cartões em um

Essa foi a época de lançamento do Memory Stick Pro e de sua versão reduzida Memory Stick Pro Duo, que substituem diretamente os dois padrões anteriores e que perduram até hoje. A Sony prometia assim um melhor desempenho em seus cartões de memória. Além disso, devido um padrão atualizado de endereçamento, os novos Memory Sticks poderiam alcançar até 32 GB. Essa nova linha de Memory Stick começou com 512MB e foi evoluindo, passando por 1GB, 2GB, 4GB, 8GB e atualmente a Sony fabrica Memory Stick Pro e Memory Stick Pro Duo que chegam até 16GB, planejando o lançamento dos de 32GB para 2009. A Sony ainda lançou o Pro Duo High Speed, que garante uma velocidade maior na transferência e acesso de dados.

Memory Stick PRO Duo High Speed

Memory Stick PRO Duo com a classificação High Speed

Muito embora a maioria dos novos equipamentos da Sony sejam fabricados com o O Memory Stick Pro Duo em mente, o mesmo conta com um adaptador (o mesmo que era utilizado pelo Memory Stick e Memory Stick Duo) para se transformar em Memory Stick Pro e assim suprir os equipamentos que só suportam este último formato.

Pro Duo e Adaptador

Memory Stick PRO Duo e seu adaptador

Entre 2005 e 2006, a Sony em uma joint venture com a SanDisk desenvolveu e lançou o Memory Stick Micro (ou M2). O Micro é um memory Stick miniaturizado, desenvolvido para uso em celulares (mais especificamente nos Sony Ericsson), que mede apenas 115,0 mm (A) × 12,5 mm (L) × 1,2 mm (P) - o tamanho de uma unha, assim como o cartão de memória microSD. Os Memory Stick Micro normalmente são vendidos em conjunto com um adaptador, que permite usá-los em qualquer dispositivo ou leitor que aceite cartões Memory Stick Pro.

Memory Stick Micro (M2)

Memory Stick Micro (M2)

Concluindo, em dezembro de 2006 a Sony lançou o Memory Stick Pro-HG, que utiliza um novo barramento de dados, transmitindo 8 bits por ciclos a uma freqüência de 60 MHz, permitindo assim uma taxa de transferência de até 60 MB/s (contra 20 MB/s dos padrões anteriores). Embora na prática a taxa de transferência dependa mais dos chips de memória Flash usados, o barramento mais rápido coloca os cartões Pro-HG em vantagem em relação aos cartões SD, já que eles estão limitados a um máximo de 20 MB/s pelo barramento usado. Ele é indicado para uso com câmeras e filmadoras digitais que façam fotos e vídeos em alta definição.

Memory Stick Pro HG Duo

Memory Stick Pro HG Duo

Aplicações do Memory Stick

O Memory Stick é usado como uma mídia de armazenagem portátil, de fácil remoção para ser acessado em PCs. Por exemplo, as câmeras fotográficas digitais da Sony utilizam o Memory Stick para salvar as fotos tiradas. Com um leitor de Memory Stick (geralmente uma caixinha onde se encaixa o Memory Stick que se conecta ao PC via USB ou outra conexão serial) o usuário pode copiar as fotos do Memory Stick para o seu computador. Ou basta transferir direto da câmera através de um cabo USB. A Sony utiliza o Memory Stick nas suas câmeras fotográficas digitais, filmadoras digitais, music players digitais (leitores de música MP3), PDAs, celulares, na linha de computadores Sony VAIO e no PSP (Playstation Portable). Algumas outras empresas utilizam o Memory Stick em alguns de seus produtos, como a Samsung e a Minolta (em algumas câmeras digitais), mas é um cartão de memória prioritário da Sony para uso em sua linha de produtos.

Produtos que utilizam Memory Stick

alguns produtos que utilizam os Memory Sticks Pro e Pro Duo

Um Memory Stick especial pode ser usado no bichinho de estimação robotizado da Sony, o AIBO. Ele permite o uso do software Aiboware, que serve para programação do robô pelos usuários. Esses Memory Sticks são rosas, têm tamanho de 8Mb e 16MB e são conhecidos como programmable ou programming Memoty Sticks.

Sony PSP e Memory Stick

O Sony Playstation Portable (PSP) é um videogame portátil que roda jogos com a mesma qualidade de seu irmão mais velho, o Playstation 2. Com uma tela LCD enorme, é ótimo para ver filmes, visualizar fotos e navegar na internet, além de jogar é claro. Ele suporta as versões Duo e Pro Duo de Memory Stick e como atualmente as capacidades dos referidos cartões de memória não param de aumentar, o PSP se transforma num excelente aparelho multimídia, pois os Memory Sticks armazenam, além dos jogos e save games, filmes e fotos com ótima qualidade, música e muitos outros softwares.

Sony PSPMemory Stick sendo inserido no PSP

o Sony PSP e um Memory Stick Pro Duo sendo inserido no detalhe

Magic Gate (Copyright protection)

A tecnologia de proteção de conteúdo funciona criptografando o conteúdo do dispositivo em parceria com um chip MagicGate, tanto no dispositivo de armazenamento quanto no seu leitor/gravador para controlar a cópia dos arquivos armazenados.

Em poucas palavras, o Magic Gate permite que o Memory Stick seja utilizado com conteúdo protegido (como músicas) em adição a conteúdo e dados pessoais. Ele permite baixar músicas para o Memory Stick e reproduzi-las em aparelhos autorizados, mas não permite seu compartilhamento

A tecnologia de proteção de conteúdo é indispensável para gerenciamento de dados digitais com copyright (direitos autorais). Ao incorporar as tecnologias Magic Gate e OpenMG, o Memory Stick previne a violação dos direitos autorais além de oferecer um ambiente seguro onde os usuários podem desfrutar de músicas de alta-qualidade.

Memory Stick Pro Duo

Memory Stick PRO Duo com a classificação Magic Gate

A criptografia MagicGate começou sendo utilizada nos memory cards do Playstation 2 e, desde 2004, se tornou presente em todos os produtos Memory Stick da Sony. Alguns aparelhos, como os Network Walkman, somente aceitam cartões de memória que sejam compatíveis com a tecnologia MagicGate.

MagicGate
MagicGate é uma tecnologia de proteção de conteúdo que permite a encriptação e autenticação de dados protegidos por direitos autorais entre produtos e mídias que gravem ou reproduzam tal conteúdo.
OpenMG
OpenMG é mais uma tecnologia de proteção de dados utilizada para gerenciar e proteger conteúdo musical digital, respeitando os direitos autorais das obras ao prevenir cópias ilegais. Atua em conjunto com o Magic Gate nos Memory Sticks da Sony. O OpenMG obedece a regras internacionais estabelecidas pela SDMI (Secure Digital Music Initiative).

Quando o formato MP3 passou a ser amplamente utilizado e downloads de conteúdos gratuitos se tornaram populares, a proteção de copyright (direitos autorais) se tornou um problema. A indústria da música se uniu para criar meios de proteger os direitos autorais de obras musicais.

Assim foi criado o SDMI (Secure Digital Music Initiative, que em português quer dizer Iniciativa pela Segurança da Música Digital). Fundada em dezembro de 1998 por mais de 100 companhias, o objetivo da SDMI era definir especificações para tecnologias de proteção de copyright (direitos autorais) afim de tornar segura a distribuição de músicas pela internet (o que atingia tanto PCs quanto produtos de áudio).

As decisões da SDMI foram implementadas no Magic Gate, que como dito antes é uma tecnologia de proteção entre produtos e mídias de gravação/reprodução, para assim definir o formato dos arquivos de áudio do Memory Stick. Outra tecnologia de proteção, a OpenMG, também adotou tais decisões e faz a proteção entre a rede e PCs ou produtos de gravação/reprodução. O OpenMG é utilizado como middleware pelo aplicativo de gerenciamento de música em PCs.

Memory Stick PRO Mark 2

No começo de 2008, versões de Memory Stick Pro Duo foram lançadas com o certificado Mark 2. Essas versões são mais rápidas na gravação e transferência de dados do que a versão Pro Duo anterior. A designação Mark 2 vem gravada no corpo do Memory Stick e indica que eles são próprios para uso com produtos AVCHD que gravam áudio e vídeo de alta definição.

Memory Stick PRO Duo Mark 2

Memory Stick Pro Duo com a classificação Mark2

AVCHD (Advanced Video Codec High Definition)

AVCHD significa Codec de Vídeo de Alta Definição Avançado. É um formato de gravação em alta definição para uso em filmadoras digitais. O formato é comparável a outros, como o TOD e o HDV.

Em maio de 2006, a Sony e a Panasonic se uniram para anunciar o AVCHD como o formato padrão para gravações em alta definição. O formato foi baseado nas especificações do disco Blu-Ray e permitiu gravar vídeos codificados em AVC em discos óticos. A mídia DVD foi escolhida para as gravações ao invés do ainda caro Blu-Ray, evidentemente.

Em Julho de 2006, o formato sofreu alterações para permitir também a gravação de vídeos em cartões de memória, tais como Cartão SD/SDHC e Sony Memory Stick, além de Hard Disks dos PCs. Os discos Blu-Ray ainda não foram inclusos na lista de compatibilidade.

Memory Stick evolui acompanhando novas tecnologias

O Memory Stick foi criado inicialmente para ser usado em câmeras fotográficas digitais, mas seu leque de compatibilidade foi sendo ampliado e ele passou a ser amplamente utilizado em dispositicos áudio/visuais, incluindo aparelhos de áudio (MP3 players e afins), câmeras de vídeo digitais, celulares, TVs, sistemas de navegação para carros (GPS), Sony PSP entre outros. Dessa forma, muitas aplicações foram adicionadas ao Memory Stick além das originais, para que ele suporte diversos tipos de arquivo e produtos de diversos fabricantes. A Sony em parceria com a SanDisk continua expandindo sua linha de Memory Stick, aumentando gradativamente sua capacidade e velocidade de transferência de dados para comportar a tecnologia de alta definição.

A evolução dos Memory Sticks

Especificações Técnicas do Memory Stick

Transferência de dados

Memory Stick

  • Velocidade máxima de gravação: 14,4 Mbit/s (1,8 MB/s)
  • Velocidade máxima de leitura: 19,6 Mbit/s (2,5 MB/s)

Memory Stick Duo/Pro Duo

  • Transferência: 160 Mbit/s (20 MB/s)
  • Velocidade mínima de gravação: 15 Mbit/s
  • Velocidade máxima de gravação: 80 Mbit/s (High Speed Pro Duo)

Memory Stick Micro (M2)

  • Transferência: 160 Mbit/s (20 MB/s)

Dimensões

  • Standard e Pro: 50,0 mm (L) × 21,5 mm (A) × 2,8 mm (P)
  • Duo e Pro Duo: 31,0 mm (L) × 20,0 mm (A) × 1,6 mm (P)
  • Micro: 15,0 mm (A) × 12,5 mm (L) × 1,2 mm (P) (aproximadamente 1/4 das dimensões do formato Duo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário